Sempre que vamos falar de franquias, o primeiro pensamento é sobre qual o modelo mais interessante, rentável, qual segmento está em alta, mas e se… nos propormos a pensar de forma diferente? Qual seria afinal, o perfil do FRANQUEADO de sucesso?
Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil e nessa missão, existem pilares indispensáveis em qualquer modelo de negócio ou investimento que alguém se proponha a fazer: dedicação, organização, otimismo, liderança, bom relacionamento interpessoal, perfil visionário, entre tantos outros.
Apesar disso, podemos em todos os casos onde os atributos são aplicáveis, fazer um detalhamento dessas exigências. Quando falamos de franchising – mais do que isso, sucesso de uma franchising- tudo começa nas habilidades do franqueado, que imprescindivelmente, deve ter boas noções de gestão de negócio, e se ainda não tiver, deve dar o máximo de si para encontrá-las e tornar-se um expert no assunto. No entanto, ainda que essa seja uma característica importante, ela não sustenta o sucesso de uma franquia/unidade, existem outros itens importantes a considerar.
É fato que, nem sempre será fácil e arrisca-se dizer que, na maioria das vezes, o caminho será árduo e cheio de aprendizados e obstáculos. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), 34 redes de franquias pararam de operar no pais no ano de 2016; esse número é sem dúvida resultado da inadequação de perfil dos empreendedores envolvidos. Podemos considerar também o engano comum de que as franquias não demandam esforço e suor dos franqueados. Ainda que o suporte e apoio oferecido pelas marcas seja um facilitador de rotas, ele não exerce o poder que tem, se não houver colaboração das unidades.
Mas apesar de haver diminuição na quantidade de redes, o número não reflete a quantidade de unidades. Esta se manteve, o que aponta um mercado maduro onde as franqueadoras têm selecionado seus representantes com muito cuidado. É por isso que hoje a taxa de sobrevivência de franquias é muito maior do que o índice de empresas autônomas.
Sabemos que 60% dos negócios incipientes morrem nos quatro anos iniciais.
No franchising este número cai para 7%, sintoma de um mercado que consolidou o seu espaço no Brasil. Chegar neste resultado depende de candidatos que são mais do que meros investidores.
O perfil de um franqueado de sucesso integra um empreendedor que se DEDICA por completo ao empreendimento no qual investe, tendo em mente que o fato de não possuir um chefe, não torna o seu trabalho ameno ou mais tranquilo e sem metas, objetivos.
O franqueado de sucesso se identifica com a marca e serviço no qual trabalha e faz disso uma ferramenta de venda e convencimento. Ele possui pró- atividade, além de humildade para ouvir e espirito de equipe para compartilhar com os demais boas práticas e experiências que apresentaram retorno positivo.
Um pacote de qualidades e habilidades, ainda não é tudo. Um franqueado bem sucedido conhece muito bem a sua marca e entende que, o crescimento da marca está intimamente ligado a capacidade de ABSORÇÃO do conhecimento que a franqueadora oferece, afinal, essa é uma das grandes vantagens de se atrelar a uma franquia – o know how.
Por fim, não existe franqueado de sucesso se não houver disciplina. Seja para cumprir suas atividades a risca, ou para ter a capacidade de se manter focado e otimista em sua unidade, enquanto os resultados ainda não são evidentes e o duro período de adaptação de mercado abraça e questiona o sonho de ter um negócio próprio.
O resultado disso nos leva a mais um pilar de muito valor, que é a maturidade – profissional e emocional. Muitas vezes o profissional responsável por uma franquia, deverá administrar crises. Ter maturidade para lidar com isso, fará toda a diferença no contorno da situação e na conquista de bons resultados!
Um franqueado de sucesso é aquele que possui foco em seus objetivos inicias e não se desvia deles, se esforça para alcançar o tão batalhado e merecido sucesso, sem se abalar com previsões ou expectativas negativas que muitas vezes batem a porta.
Tenha em vista: trabalho duro e sucesso, andam juntos!
(por Jully Marinho – Equipe de Marketing)
Sempre fui empreendedor e sempre quis ter uma franquia de sucesso.Obrigado pelas informações uteis
Obrigado!